Gilmar Mendes propõe proibir delegados e policiais como assessores no STF

Proposta visa restringir atuação de servidores de segurança em gabinetes de ministros após crise entre Moraes e Mendonça.

O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), formalizou neste sábado (5) uma proposta para alterar o Regimento Interno da Corte e proibir a cessão de militares, delegados e policiais para atuarem como assessores em gabinetes de ministros. A medida, já comunicada ao presidente do STF, Edson Fachin, surge em meio ao agravamento da crise institucional entre os ministros Alexandre de Moraes e André Mendonça, que possuem delegados da Polícia Federal (PF) em suas equipes.

Para Mendes, a presença de policiais em cargos de assessoramento jurídico gera o risco de que decisões sobre conduções de inquéritos sejam transferidas indevidamente para o Supremo. O texto apresentado prevê que servidores dessas carreiras possam atuar apenas em atividades de segurança, sendo expressamente “vedada a participação na instrução de inquéritos ou processos e em atividades de assessoramento jurídico”.

A proposta estabelece ainda que caberá à presidência do STF determinar o retorno imediato aos órgãos de origem dos servidores que estiverem em desacordo com a nova regra. O movimento ocorre após Mendonça retirar o sigilo de um relatório da PF com mensagens atribuídas ao ex-banqueiro Daniel Vorcaro, que cita o ministro Alexandre de Moraes. Em resposta, Moraes solicitou à presidência da Corte a abertura de uma investigação contra Mendonça por suposto abuso de autoridade e improbidade administrativa.

Marcadores: STF, Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, André Mendonça, Polícia Federal

Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.

Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.

Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.