Dólar recua a R$ 5,05 na abertura com foco em indicadores e cenário eleitoral
Mercado financeiro monitora desdobramentos do debate presidencial e ajustes nas projeções do Boletim Focus para o PIB e inflação.
O dólar iniciou as negociações desta segunda-feira (19) em queda de 0,37%, cotado a R$ 5,0538 por volta das 9h. O mercado financeiro brasileiro mantém cautela na última semana de campanha antes do segundo turno das eleições, enquanto o Ibovespa, principal índice da bolsa, prepara-se para a abertura dos negócios às 10h.
No cenário doméstico, o Boletim Focus trouxe ajustes nas expectativas econômicas: a projeção de crescimento do PIB para este ano foi reduzida de 1,85% para 1,83%. Simultaneamente, a estimativa de inflação para 2027 subiu de 4,30% para 4,32%, enquanto a projeção para 2026 permaneceu estável. No acumulado do ano, o dólar apresenta queda de 7,58%, enquanto o Ibovespa registra alta de 10,24% no mês.
O clima político segue aquecido após o debate entre Lula (PT) e Flávio (PL), realizado no último domingo (18). Durante o confronto, os candidatos discutiram temas como segurança pública, saúde, economia e corrupção. Entre os pontos de embate, Flávio questionou investigações envolvendo o filho do presidente, enquanto Lula cobrou explicações sobre o histórico de votações do senador. No âmbito internacional, a economia chinesa superou expectativas ao avançar 4,5% no terceiro trimestre, influenciando o comportamento das bolsas asiáticas.
Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.
Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.
Link permanente desta matéria: https://www.ouni.com.br/2026/10/dolar-recua-a-r-5-05-na-abertura-com.html
Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.


