Líder da oposição indiana, Rahul Gandhi, é detido durante protesto contra Comissão Eleitoral
Manifestação contesta revisão de listas de eleitores que teria removido 130 milhões de nomes; oposição acusa manipulação política.
O líder oposicionista indiano Rahul Gandhi foi detido brevemente pela polícia nesta quarta-feira (7) durante um protesto na capital, Nova Délhi. O grupo marchava em direção a Jantar Mantar, área designada para manifestações, para contestar uma controversa revisão nas listas de eleitores que, segundo a oposição, resultou na exclusão de mais de 130 milhões de pessoas. Esta foi a segunda detenção de Gandhi em um intervalo de dois dias.
A oposição exige a renúncia do chefe da Comissão Eleitoral, Gyanesh Kumar, sob a acusação de que o órgão estaria manipulando registros para beneficiar o Bharatiya Janata Party (BJP), partido do primeiro-ministro Narendra Modi. A iniciativa, denominada Revisão Especial Intensiva, começou no ano passado no estado de Bihar e foi expandida para a maior parte do território nacional, gerando milhões de recursos por parte de cidadãos que tiveram seus nomes removidos.
Tanto o governo quanto a Comissão Eleitoral negam qualquer motivação política na medida. Segundo as autoridades, o objetivo da revisão é eliminar registros duplicados e pessoas inelegíveis, garantindo a integridade do cadastro eleitoral. O movimento de protesto, que inclui partidos de oposição, grupos estudantis e o movimento jovem “Cockroach”, alega que a exclusão afeta desproporcionalmente eleitores favoráveis à oposição, aumentando a pressão política sobre a gestão de Modi.
Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.
Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.
Link permanente desta matéria: https://www.ouni.com.br/2026/10/lider-da-oposicao-indiana-rahul-gandhi.html
Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.


