Lula está com Câncer

#Política


O Ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva foi diagnosticado com tumor maligno localizado na laringe, no último dia 29/10, segundo informações do Hospital Sírio-Libanês. No mesmo dia, o ex chefe de estado da nação recebeu alta, e foi programado início do tratamento com quimioterapia, a começar na segunda feira 31/10.


Apesar da notícia, Lula está otimista quanto a sua recuperação, segundo familiares e amigos próximos.

A Presidente Dilma Roussef divulgou nota de apoio a recuperação de Lula e enfatizou os momentos de luta que Lula já enfrentou e superou, assim como a sua batalha e vitória contra o câncer.


____________________________________________________
O que é o câncer de laringe?

Ocorrido normalmente devido ao consumo de álcool, cigarros (e congeneres), má alimentação e uso excessivo da voz, é uma patologia que acomete cerca de 25% dos indivíduos que apresentam tumor maligno na região da cabeça e do pescoço. Seus sintomas são irritação na garganta, dificuldades ao engolir, falar ou respirar,rouquidão persistente e sem causa aparente, falta de ar e/ou sensação de "caroço" na garganta. Pessoas que fazem uso concomitante de álcool e cigarros aumentam em 43 vezes o número de chances de ser acometido deste mal. Sabe-se que aproximadamente dois terços da incidência desse tipo de tumor ocorre nas cordas vocais e sua incidência é maior dentre os homens. Seu tratamento pode ser através de quimioterapia, radioterapia, ou cirurgia, a depender da região e/ou extensão do tumor. O tratamento pode causar problemas nos dentes, deglutição ou fala.

Em 2009, foram estimados 9.320 novos casos no Brasil.

A laringe tem funções respiratórias e principalmente relacionadas ao aparelho vocal.


Reportagem e edição: Dimithri Vargas*
* Com informações de G1, Instituto Nacional do Câncer, Reuters, BBC e MAXX.
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.