Aluguel social continua sendo pago a 274 pessoas atingidas pela chuva em Petrópolis

(Nacional - Agência Brasil)


Rio de Janeiro - Os efeitos das chuvas do dia 17 de março em Petrópolis, na região serrana fluminense, ainda atingem famílias no município. A prefeitura está pagando aluguel social, até R$ 500, a 274 pessoas desabrigadas. O prazo máximo para o pagamento do benefício é seis meses. Além disso, 12 famílias, que estão morando em casas de parentes e amigos, receberam auxílio de emergência até R$150. As informações são do coordenador de Defesa Civil de Petrópolis, coronel Rafael Simão. "Quem teve a residência interditada recebe aluguel social enquanto procura um lugar para morar", disse.

O coronel declarou ainda que 450 famílias foram removidas de áreas de risco e não podem voltar a morar nesses locais. De acordo com ele, a Defesa Civil espera a compreensão dos moradores por que são áreas que ainda estão sob ameaças de deslizamentos. "Vivemos em uma democracia e não temos como obrigar que eles não voltem aos locais, mas esperamos que eles entendam que é um risco muito grande", alertou.

O coordenador ressaltou que com a liberação do pagamento de aluguéis sociais e auxílios de emergência, alguns moradores que não necessitam de apoio ligam para a Defesa Civil na tentativa de que as casas sejam declaradas em área de risco a fim de receber também o benefício. "Nós estamos com quase 2 mil atendimentos. Muitos são de lugares que já visitamos e consideramos que as casas não estavam em risco. Muita gente liga para a Defesa Civil de novo e dá um outro nome para ver se consegue receber os recursos. Nós pedimos para que só ligue aquele que realmente precise", ressaltou o coordenador.

Ainda de acordo com Rafael Simão, em março, no íncio do atendimento aos desabrigados e desalojados pelas chuvas, a prefeitura de Petrópolis instalou abrigos em 23 escolas do município. Mas, na segunda-feira (1º), as últimas cinco escolas que estavam alojando os moradores voltaram a funcionar para os alunos. Segundo a prefeitura, em algumas escolas como a Marcello Alencar e Stefan Zweig, no bairro Quitandinha, as aulas foram suspensas por oito dias, mas serão repostas com calendários definidos pela Secretaria Municipal de Educação.


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.