Torcedores reclamam que tiveram cartazes de protesto apreendidos ao chegar ao Maracanã

(Nacional - Agência Brasil)


Rio de Janeiro – Centenas de torcedores aproveitaram o jogo entre a Espanha e o Taiti, esta tarde, no Estádio Jornalista Mario Filho, o Maracanã, para protestar, com cartazes, contra os gastos com as obras da Copa do Mundo e das Olimpíadas e pedir mais recursos para a educação e saúde. Alguns, porém, reclamaram que tiveram os cartazes recolhidos antes e durante o jogo. 

Um casal que estava com um cartaz pedindo que a revisão da passagem nos ônibus urbanos no Rio não fosse feita com subsídio público, teve o material recolhido por funcionários da Federação Internacional de Futebol (Fifa) antes do jogo. "É um absurdo não poder se manifestar em um ambiente público, já que o Maracanã é do estado", disse Luiz Renato Bigio. 

A enfermeira Sílvia Gonzalez foi ao estádio com os dois filhos, cada um levando um cartaz pedindo saúde e educação pública. "Tentaram duas vezes recolher nossos cartazes, mas nós insistimos e acabamos ficando com eles. A gente vê que o gasto público para reforma dos estádios é absurdo. A gente não vê isso sendo investido em serviços públicos como saúde educação", declarou. 

Dezenas de torcedores reclamaram que não conseguiram chegar ao estádio levando cartazes, porque a Força Nacional de Segurança e policiais da Tropa de Choque da Polícia Militar recolhiam o material que estampava frases de protesto. 

Cerca de 71,8 mil torcedores compareceram ao Maracanã para assistir à vitória de 10 a 0 da Espanha sobre o Taiti pela segunda rodada da Copa das Confederações. Na saída do estádio, milhares de torcedores encontraram dificuldades para acessar à estação do metrô, em São Cristovão, devido ao grande movimento na saída do estádio.


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.