Republicanos expulsa Rony Gabriel, líder Bolsonarista no Rio Grande do Sul

Chamou atenção o fato de que após a expulsão, o partido descobriu que Rony Gabriel já havia se filiado no PL há dois meses, devido o Republicanos ter assumido ministério no governo Lula.


A política local de Erechim foi sacudida com a notícia da expulsão partidária do líder bolsonarista e então Primeiro Suplente de Vereador pelo Republicanos Rony Gabriel, meses após sua saída do partido, por sua própria decisão. Rony Gabriel que já havia se afastado do partido ao se filiar ao Partido Liberal em janeiro deste ano, após tecer duras críticas a forma que a legenda vem sendo conduzida a nível nacional, expressou surpresa e espanto com a decisão do seu antigo partido, uma vez que já não faz mais parte do mesmo.

A expulsão ocorreu em um momento de realinhamento político no Brasil, com o partido Republicanos vindo a integrar a coalisão de esquerda que compõe o governo de Lula da Silva (PT), menos de um ano após o Republicanos ter se definido publicamente como um partido de Direita e Conservador, lembrando que anteriormente compôs coligação com o antigo mandatário da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), após quase quatro anos de aliança. Tal situação inesperada, devido ao posicionamento ideológico conflitante adotado pelo Republicanos, motivou a mudança de Rony Gabriel para o Partido Liberal, uma vez que, como um dos principais líderes da Direita Gaúcha, se opõe abertamente ao governo Lula e a qualquer aliança com a frente de esquerda, o que motivou as suas duras críticas e consequente saída do partido.


Rony Gabriel disputou as eleições de 2020 pelo Republicanos, conquistando 797 votos para Vereador no município de Erechim, ficando como primeiro suplente. Ao que tudo indica, a expulsão é uma retaliação do partido para que Rony não possa assumir a cadeira legislativa na Câmara de Vereadores, nas ocasiões em que o titular esteja ausente ou licenciado.

Após a expulsão, o Republicanos entrou com pedido na Câmara de Vereadores de Erechim para que Rony Gabriel não possa mais assumir como Vereador pelo partido nesta legislatura, como pode ser observado no documento abaixo:


A situação de Rony Gabriel é particularmente notável, considerando sua influência como principal líder da juventude bolsonarista gaúcha, através do crescente movimento Direita RS (presidido por ele a cerca de um ano), que aglutina importantes lideranças de direita em todo estado. Sua transição natural para o Partido Liberal, alinhada com seu perfil ideológico conservador de direita, contrasta com a subsequente expulsão do Partido Republicanos, que alega ser um partido de Direita, todavia, passou a fazer parte de um governo de esquerda, e que subitamente começou a expulsar líderes alinhados com o Ex-Presidente da República Jair Bolsonaro, desenhando um cenário político-partidário conflitante, especialmente pelo fato de que a mesma ocorreu em um momento em que já não se tem efeito legal, dado o fato de que Rony Gabriel já é membro de outra agremiação partidária.

Com a política em constante mudança, os olhos estão voltados para Erechim para ver como esses eventos influenciarão o cenário político regional. Enquanto isso, Rony Gabriel navega neste novo capítulo de sua carreira política, solidificando sua posição dentro do Partido Liberal e entre seus apoiadores, sendo uma jovem promessa política para a cidade.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Divulgação

    
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.