Exportações brasileiras são mais sensíveis à demanda global do que à taxa de câmbio, diz diretor do BC

Economia







Exportações brasileiras são mais sensíveis à demanda global do que à taxa de câmbio, diz diretor do BC

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-09-30/exportacoes-brasileiras-sao-mais-sensiveis-demanda-global-do-que-taxa-de-cambio-diz-diretor-do-bc

Sep 30th 2013, 12:58



Kelly Oliveira



Repórter da Agência Brasil

Brasília - As exportações brasileiras não são muito afetadas pela taxa de câmbio real, entretanto são mais sensíveis à demanda global. A conclusão está em um estudo incluído no Relatório Trimestral de Inflação, divulgado hoje (30) pelo Banco Central (BC).

A taxa de câmbio real (descontada a inflação) efetiva é baseada em índices de preços ao consumidor e valor da cesta de moedas dos principais parceiros comerciais.

"Mudança no câmbio alcança primeiro as importações. As exportações são mais sensibilizadas pela demanda global", disse o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo.

Segundo o estudo, essa avaliação se apoia na estimativa de baixa variação da demanda, mesmo com mudanças em preços por produtos de maior peso na pauta de exportações brasileira, notadamente, commodities (produtos primários, com cotação internacional).

De acordo com o relatório, somente as exportações de manufaturados têm maior sensibilidade ao câmbio.

Edição: Talita Cavalcante

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.