Novos assentamentos israelenses na Palestina são obstáculo para a paz, diz Ban Ki-moon

Internacional







Novos assentamentos israelenses na Palestina são obstáculo para a paz, diz Ban Ki-moon

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-31/novos-assentamentos-israelenses-na-palestina-sao-obstaculo-para-paz-diz-ban-ki-moon

Oct 31st 2013, 11:43





Da Agência Brasil

Brasília - O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon condenou o anúncio de novos planos de assentamento israelenses na Cisjordânia, inclusive em Jerusalém Oriental, feito ontem (30) por Israel. De acordo com ele, os assentamentos são contrários ao direito internacional e um obstáculo para a paz.

"Quaisquer medidas que prejudicam as questões relacionadas ao estatuto final não serão reconhecidas pela comunidade internacional", disse o secretário, por meio de um comunicado divulgado por seu porta-voz. O estatuto final é um documento que estabelece a criação de um Estado palestino e a unicidade dos territórios formados pela Cisjordânia e pela Faixa de Gaza, ainda que fisicamente separados.

O anúncio da retomada da construção de assentamentos na Cisjordânia foi feito horas depois de Israel ter libertado 26 palestinos em cumprimento aos termos do acordo firmado entre israelenses e palestinos para a retomada das negociações para a paz. Para Ban Ki-moon, a libertação dos prisioneiros foi um "passo difícil" diante da oposição que o governo enfrenta internamente.

As negociações diretas entre israelenses e palestinos foram paralisadas em setembro de 2010, após Israel se recusar a estender seu congelamento dos assentamentos no território palestino ocupado. Os dois lados retomaram as negociações em agosto deste ano após os esforços do atual mediador dos Estados Unidos, o secretário de Estado John Kerry.

Com informações da Agência Lusa e da ONU

Edição: Valéria Aguiar

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Nenhum comentário

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.