Republicanos impedem proposta para aumentar limite da dívida dos Estados Unidos

Internacional







Republicanos impedem proposta para aumentar limite da dívida dos Estados Unidos

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-12/republicanos-impedem-proposta-para-aumentar-limite-da-divida-dos-estados-unidos

Oct 12th 2013, 16:58



Da Agência Lusa



Washington – Os republicanos do Senado dos Estados Unidos bloquearam hoje (12) a proposta dos democratas para ampliar o limite da dívida do país, que será alcançado na próxima quinta-feira (17), para depois das eleições legislativas, que serão em novembro de 2014. Apesar de os democratas terem conseguido obter 53 votos no Senado, o número não foi suficiente para submeter a debate o aumento do teto da dívida norte-americana, estimada em US$ 1,1 bilhão – o que exige um mínimo de 60 votos.

Todos os democratas votaram a favor da medida, exceto o líder da maioria, Harry Reid, que optou por manter o direito de poder voltar a considerar a proposta. Os republicanos mais moderados fizeram circular uma proposta dos dois partidos, que admitia o aumento do teto da dívida até janeiro - o que terminaria com a paralisação da administração federal, que já está no 13º dia -, financiando o governo até março. Reid disse que a suspensão dos pagamentos, próximo a ocorrer, levaria a economia norte-americana a uma queda livre.

Um grupo de senadores republicanos defende que o limite da dívida não deve ser elevado, a menos que o presidente, Barack Obama, aceite modificar os pressupostos dos seus programas de apoio social. O porta-voz da Casa Branca, Jay Carney, classificou de "lamentável" a falta de acordo no Senado, insistindo que o Congresso "deve fazer o seu trabalho" e elevar o limite da dívida.

"Esse projeto de lei teria retirado de cima da mesa a ameaça de suspensão dos pagamentos e dado aos negócios e à economia da nossa nação a certeza de que necessitamos", disse Carney.

"A cinco dias de o governo ficar sem autorização para contrair empréstimos, o Congresso deve avançar com uma solução que nos permita pagar as nossas faturas para que possamos seguir adiante com as negociações para chegar a um acordo mais amplo", acrescentou.







You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.