Farc dizem que combate as drogas não deve punir camponeses produtores de folha de coca

Internacional







Farc dizem que combate as drogas não deve punir camponeses produtores de folha de coca

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-28/farc-dizem-que-combate-drogas-nao-deve-punir-camponeses-produtores-de-folha-de-coca

Nov 28th 2013, 20:17



Leandra Felipe



Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) defenderam hoje (28) em Havana, Cuba, que a solução para o problema do narcotráfico no mundo não depende da extinção das plantações de coca. Antes de começar o décimo sétimo ciclo de conversações com o governo colombiano para pôr fim ao conflito armado no país, o negociador chefe da guerrilha, Iván Marquez, disse que ações punitivas contra o plantio não resolve a questão.

"O rigor da repressão e das medidas punitivas contra a criminalidade gerada pelos processos de produção, comercialização e consumo das chamadas drogas ilícitas, derivadas do processamento da folha de coca e de outras plantas, não deve recair sobre a parte mais frágil da cadeia, que são os consumidores e os camponeses", explicou.

Marquez ressaltou que os principais beneficiários das drogas são os "grandes circuitos financeiros da economia global". Por isso, para a guerrilha, a solução deve reunir ao conjunto de nações. "O fenômeno não é exclusivo do nosso país. Hoje em dia se reconhece que o dinheiro do narcotráfico e de outras atividades ilegais contaminaram a economia mundial", acrescentou.

A produção de cocaína na Colômbia se estabeleceu na economia do país no final dos anos 1970, com o narcotraficante Pablo Escobar, que liderou o Cartel de Medellín, e de outros cartéis, como o de Cali.

O combate ao narcotráfico no país teve apoio do governo dos Estados Unidos. O país é um dos maiores consumidores da droga produzida na Colômbia. Na época dos grandes cartéis e, depois, com a dissolução dessas organizações criminosas, com "megaestrutura", houve mudanças na dinâmica interna, mas o país ainda se mantém entre os três maiores produtores de coca do mundo.

Com o declínio dos cartéis, no fim dos anos 1980, extradições, prisões de traficantes e da morte de Pablo Escobar, em dezembro de 1993, o tráfico passou a ser controlado na Colômbia pelas guerrilhas como as Farc e o Exército da Libertação Nacional (ELN).

Atualmente, as Farc, ELN e grupos criminosos comuns (as chamadas bandas criminais) movimentam o narcotráfico no país, às vezes, em parte da cadeia produtiva, em outras, na refinação e comercialização.

Em suas declarações na mesa de negociação, em Cuba, o líder das Farc declarou, contudo, que os nexos do narcotráfico no país perpetram também as estruturas legais. "Há duas décadas o ex-diretor do DEA (do inglês, Drug Enforcement Administration) dos EUA, Joe Toff disse que a Colômbia era uma narcodemocracia", relembrando as suspeitas da relação entre o narcotráfico e as estruturas do Estado no país. O órgão atua no combate ao narcotráfico no país e em regiões produtoras, como América Andina (Bolívia, Peru, Colômbia e Equador) ou ao tráfico de drogas na América Central e no México.



Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.