Pimentel pede pressa a europeus para iniciarem negociações de acordo com Mercosul

Economia







Pimentel pede pressa a europeus para iniciarem negociações de acordo com Mercosul

http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/pimentel-pede-pressa-europeus-para-iniciarem-negociacoes-de-acordo-com-mercosul

Dec 12th 2013, 16:08





Da Agência Brasil

Brasília – Os países da União Europeia (UE) precisam ter pressa na apresentação de propostas para dar início às negociações de livre-comércio com o Mercosul, disse hoje (12) o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel. Segundo o ministro, o Mercosul está consolidando a sua proposta, e os europeus precisam agir logo.

"Nós [países do Mercosul] estamos consolidando a nossa oferta. Esperamos que a União Europeia apresente sua proposta o mais rápido possível, ainda que não o faça mais em 2013, como tinha sido acordado", declarou o ministro em encontro com empresários e representantes do governo francês. Acompanhado da ministra do Comércio Exterior da França, Nicole Bricq, Pimentel participou, na manhã de hoje, do 1º Fórum Econômico Brasil–França, em Brasília.

As negociações entre o Mercosul e a UE arrastam-se há 15 anos. Em janeiro deste ano, os dois lados fixaram o fim do ano como prazo final para a troca de listas de itens que estariam dispostos a liberar as importações. A partir daí, os dois blocos econômicos começariam a negociar. Membro mais novo do Mercosul, a Venezuela não participa das discussões.

Os países do Mercosul apresentariam a lista na próxima semana. No entanto, a UE pediu que a troca das listas fosse adiada em um mês. O Mercosul reivindica a retirada dos subsídios agrícolas pelos países europeus. A União Europeia quer a retirada de barreiras protecionistas a produtos industrializados pelos países sul-americanos.





Edição: Aécio Amado

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil







You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com



If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:

https://blogtrottr.com/unsubscribe/pnn/jxDP92
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.