Óleo de soja Leve agora é transgênico?

#Alimentos #Ecologia


Mudança de posicionamento da Imcopa para a marca?
Clique para ampliar.
Para a surpresa e espanto de muitos, sem nenhum alarde, o óleo de soja Leve, da Imcopa lançou uma versão que deixou de ser um produto isento de transgênicos.

O produto encontrado é do lote CO914 T 11:00 03 com validade para 03/03/2015, produzido na unidade Cambé/PR. Sua nova composição declarada é "100% puro óleo de soja geneticamente modificada (Agrobacterium sp) com adição de antioxidante Ácido Cítrico".

Sem grandes informações na embalagem e apenas com uma pequena e (bem) discreta descrição, tem-se a informação que o óleo, conhecido por ser a única marca de grande escala que produzia exclusivamente óleo de soja não transgênico com programa de certificação CERT-ID, deixou de ser uma marca que declarava guerra aos transgênicos em prol dos que optaram ao menos por reduzir o consumo destes.

A marca Leve ficou conhecida no Brasil e no mundo por esta característica, e por isto já havia atingido 51% de sua produção destinada para a exportação. Será que devido a este fator, faltou soja não-transgênica para produzir a versão comercializada aqui no Brasil?


A última opção?

Restou ao mercado, em relativa escala, como opção de "não-transgênico" somente o óleo de soja Sinhá, que se auto declara ser isento de soja geneticamente modificada, porém não possui certificações que garantam o fato.

Esperamos que ao menos esta marca, menos abrangente, ainda mantenha o respeito com o consumidor brasileiro e preze pela confiança que adquiriu com a postura.



O outro lado (atualização 1/12/2014)

Procurada, a Imcopa informou que continua comercializando a versão isenta de transgênicos do óleo de Soja Leve, e que o mesmo segue sendo produzido na unidade Araucária/PR, que está passando por ampliação para atender a demanda do produto a nível mundial, e que por isso, a produção do mesmo foi afetada, devido ao interrompimento das atividades de envase no local temporariamente. O envase do Óleo de Soja Leve "Livre de Transgênicos" está sendo realizado na unidade Cambé/PR, em linhas segregadas da linha de produção padrão da unidade, que compreende a manufatura do Óleo de Soja Leve Transgênico.

A Imcopa garante que irá manter o produto livre de transgênicos disponível no mercado, juntamente com a nova versão, que passou a ser produzida devido a escassez de sementes não-transgênicas no mercado, haja vista que o principal estado produtor é o Paraná, e este sofreu quebra em sua safra 2014. Para não comprometer as atividades operacionais e fabris da empresa, foi necessária a produção desta nova linha, que deverá permanecer no mercado devido a boa aceitação.


Matéria: Dimithri Vargas
 

3 comentários:

  1. Traicionado por es marca, cambiaré por cierto ¡

    ResponderExcluir
  2. Há tres anos que eu compro esse óleo e fiquei decepcionada sem ter sido comunicada antes. Falta total de respeito com o consumidor!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Acho que as grandes empresas poderiam dar mas opção para os que não querem alimento transgenico acabei parando de consumir óleo de soja gasto mais, fazer oque tudo tem seu preço

    ResponderExcluir