Mercado Manual celebra edição de final de ano no Museu da Casa Brasileira, neste final de semana, 7 e 8 de Dezembro

O evento dedicado à cultura manual reúne 100 expositores, além de atrações culturais, oficinas e gastronomia, para toda a família.


O Museu da Casa Brasileira, instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, promove há quatro anos o Mercado Manual. Em 2019, o evento terá uma edição de Natal nos dias 7 e 8 de dezembro, das 10h00 às 20h00, com entrada gratuita. Dessa vez, a curadoria do festival dá ênfase a artesãos para que todos os públicos encontrem, num só lugar, um presente de Natal MANUAL.

"Nesta edição, a curadoria está muito variada, pois foi pensada para que os visitantes encontrem tudo o que precisam para presentear com originalidade e gentileza", ressalta Karine Rossi, co-fundadora da Rede Manual. Dezembro, que é naturalmente um mês festivo, é também o período do ano em que se celebra a parceria estabelecida entre o Mercado Manual e o Museu da Casa Brasileira, decorrente da vocação de ambos em dar protagonismo aos artesãos.

“O MCB realiza diversas feiras, com o intuito de propiciar o contato direto entre o pequeno produtor ou artesão e o consumidor final, na tentativa de garantir a sustentabilidade desta cadeia produtiva. O Museu se alia ao Mercado Manual no incentivo e fortalecimento da criatividade e do empreendedorismo”, acrescenta Miriam Lerner, diretora geral do museu.

São mais 100 artesãos dos segmentos de moda, design, casa, arte, acessórios, beleza, bem-estar e seção infantil. Peças feitas à mão, uma a uma, com histórias para contar e criadas a partir dos valores que compartilhamos: o fomento à cultura manual brasileira, o incentivo à cadeia produtiva sustentável e a consolidação de um consumo consciente.

O Mercado Manual é também um espaço de vivência e convivência. Pensamos e criamos uma programação especial de oficinas e outras atrações gratuitas para que pessoas de todas as idades possam desenvolver novos saberes, trocar afeto e se divertir. Para as crianças, nosso parceiro Erê Lab convida pequeninos e pequeninas a brincarem num espaço exclusivo. Além disso, teremos uma diversificada praça gastronômica com pequenos empreendedores da cidade.

O Manual no MCB é realizado com o apoio da companhia Juta Castanhal, que incentiva a moda sustentável com fibras orgânicas, e da empresa YVY de produtos de limpeza biodegradáveis sem compostos nocivos ao planeta. Idealizada por Karine Rossi, Daniela Scartezini e Patricia Toledo, a Rede Manual é a concretização de um sonho: reunir e empoderar artistas, designers e pequenos produtores ao perpetuar seus fazeres manuais, além de expandir toda a cultura que os envolve por meio de um espaço que incentiva o consumo consciente e a proximidade entre artesãos e público.


PROGRAMAÇÃO

Dia 7/12 - Sábado
13h -- Oficina de aromaterapia & farmácia caseira, com Tanuka Nalini: a perfumista e aromaterapeuta integrativa ensinará a elaborar blends de óleos terapêuticos voltados à cura natural de gripes, resfriados, dores de cabeça, contusão, entre outros.
15h30 -- Oficina de confecção de mini-tambores, com Brasil no Fio: o projeto celebra a ancestralidade dos instrumentos musicais brasileiros e promove essa reflexão para as crianças durante a montagem de mini-tambores.
17h -- Show de Leal e Leo Mello: juntos há mais de sete anos, o duo lança disco “Alma Irmã” no jardim do MCB, composto por canções autorais, peças instrumentais e músicas da cultura popular brasileira em cordas, percussão e voz.

Dia 8/12 - Domingo
13h -- Oficina de Estampagem em ecobag, com Cristina Paiva, do projeto Matriz: ensino de técnicas de estampagem manual em tecido na criação de estampas exclusivas para ecobags de algodão.
16h -- Oficina de Estrela de Natal, com o projeto Costura Mirim: voltada às crianças a partir de 7 anos, a oficina ensinará a costurar uma linda estrela para enfeitar a casa e a árvore de Natal. *Durante os dois dias de Manual no MCB, haverá presença do projeto exclusivo Erê Lab feito para as crianças deixarem fluir a brincadeira e a imaginação.

Expositores Moda: 3Jolie, Antique & Chique, Artéria, Bossa Pack, Cë, Chez Nous, Comas, De Araque, Figa Swim, Le Jour, Linus, Marca de Biquini, Moee, Nanag, Nuqi, Ó a saia dela, Pat Motta, Projeto Zero Um, Re Objeto Design Brasileiro, Renata Galeano, Sacola Tropical, Saynalo, Seu Castilho, Shii Rio, Su Fernandez, Tcha, Tita Co, Trópico, Sunset Wood; Joias e bijoux: 189, Atelier Nó Design, Aurora Rio, Beatriz Losso, CasaMO, Studio Dalzotto, Eulíricas, Fabiana Zerbinatto, Feixe, Fina Oficina, Juliana Wadopchen, Karen Wu Atelier, Luna Kajiya, Maria Sublime, Paula Fabbri, Priscila Pini; Design e casa: A Casca, André Wagner Artes, Baka Studio, Barini Design, Cafuné Caliente, Carmine, Casa Brasil Cerâmica, Casa Dobra, Coisas de Saturno, Ecolov, Estúdio Plume, Fatima Moreira, Favo, Luciana Pivato, Luiza Ruberti, Matriz Estamparia, Molsk Design, Os Ferreiros, Popoke, Renata Levi Cerâmica, Wet & Wood; Bem-estar: A Sacerdotisa Alquimia, Be.or, Lá do Mato, Olfativa Aromas, Pavio de Vela, Primeira Folha, Realindo, Tanuka Nalini, Therapy; Seção infantil: Ateliê Cui Cui, Brasil no Fio, Nó & Nó, Oh my box, Timirim, Tom Pepper; Woog; Gastronomia: Beeliving, Douceur do Céu, Fazenda Lila, Pão do Tulio, PepperYourMind, Taste Me, Uma Doce Revolução, Vitória Pães; Praça Gastronômica: Box 54 Food, Canaille, Cerveja Capitu, Cozinha Voilà / Belle tarte, Dona Celina, Homa Restaurante, Kiiro, La Cuisine, Pine & Co, Ruaa Food Truck, Tocaya Café, Tuk Burguer, Uba Foodtruck.


Matéria: Bossa Comunicação
Foto: Divulgação
     
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.