Covid-19: Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira recebe doação para enfrentamento da doença

Entidade filantrópica é um dos hospitais de referência em Pernambuco no atendimento à pacientes com coronavírus.

Hospital Dom Pedro II faz parte do complexo administrado pelo IMIP.

Os primeiros casos de coronavírus em Pernambuco foram confirmados na primeira quinzena de março. Desde então, os números relacionados ao vírus crescem em ritmo acelerado. De acordo com o última atualização da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, já são 8.863 confirmados e 691 mortes - o que deixa Pernambuco entre os estados com maior taxa de letalidade. Mas, em meio a esses dados, há notícias de solidariedade e otimismo. O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip), entidade filantrópica que atua nas áreas de assistência médico-social, ensino, pesquisa e extensão comunitária, acaba de receber uma doação de R$ 375.992,01- valor que será revertido aos esforços da organização para ajudar no combate ao coronavírus. O aporte foi feito pela Biogen, empresa de biotecnologia com foco em neurociência.

O recurso ajudará no custeio dos 73 leitos destinados a pacientes com Covid-19, incluindo os 43 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). De acordo com a direção do Imip, em virtude da constante ocupação de 100% dos leitos de cuidados intensivos, serão abertos mais 10 novos leitos de UTI agora na primeira semana de maio. "Esta doação ajudará muito o Imip a prestar uma melhor assistência aos pacientes com a Covid-19. Neste momento de grande dificuldade, contribuirá na expansão de novos leitos de UTI e aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI)", conta João Guilherme Alves, diretor de ensino da instituição.

"Temos acompanhando a situação em todo o País. Sabemos o quanto o Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira está comprometido em garantir serviços de saúde à população em vulnerabilidade social. Poder contribuir com uma entidade séria, com um histórico sólido, nos deixa felizes e orgulhosos," afirma Christiano Silva, gerente geral da Biogen Brasil. A doação foi feita pela Fundação Biogen, uma iniciativa global que apoia o acesso à educação científica e a serviços humanos essenciais nas comunidades nas quais a companhia está presente. Entre as ações de responsabilidade social da farmacêutica, também está o Care Deeply Day, programa de voluntariado global que todos os anos engaja funcionários em projetos comunitários.

Uma das medidas já adotadas pelo Imip para o enfrentamento da pandemia está relacionada à informação científica. Para facilitar o acesso de especialistas e profissionais da saúde, a Biblioteca Ana Bove, do Imip, desenvolveu duas estratégias de busca no portal Pubmed (um recurso gratuito desenvolvido e mantido pela Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos) e disponibilizou links de acesso direto para a lista de resultados. O de busca geral visa recuperar artigos sobre o surgimento da Covid-19, sua forma de transmissão e o epicentro da crise. E a busca direcionada à epidemiologia traz artigos que tratam sobre aspectos epidemiológicos do vírus em todo o mundo.

O Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira também criou um protocolo assistencial para atendimento de casos suspeitos ou confirmados em pacientes gestantes e puérperas (mulheres no período pós-parto). "Esse guia, elaborado pelo Centro de Atenção a Mulher do Imip, tem diretrizes específicas para pacientes gestantes e puérperas, que são mais vulneráveis a infecções e fazem parte do grupo de risco", explica a Diretora Médica do Imip, Dra. Adriana Scavuzzi.

Outra iniciativa, também já implementada e que visa evitar a propagação do vírus bem como proteger os pacientes e os profissionais da área da saúde, é o atendimento remoto. O serviço que já está sendo oferecido nas clínicas da mulher, de adulto e de criança, inclui a teleorientação, o telemonitoramento e a teleinterconsulta, que permitem uma troca de informações entre médicos para o auxílio diagnóstico ou terapêutico. Por meio dessa medida serão ofertados 800 atendimentos em 15 especialidades, entre elas pediatria geral, ginecologia, gastroenterologia, reumatologia, neurologia, geriatria, hepatologia, ortopedia, urologia, clínica geral e oncologia.


Matéria: LLYC
Imagem: Lais Castro (Creative Commons)
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.