Visa aponta crescimento no uso do débito online e de pré-pagos durante a pandemia

Uso das modalidades têm incluído digitalmente e servido como alternativa para compras online.


A pandemia realmente fez crescer as compras online e está mudando o hábito de consumo no mundo todo, e no Brasil não podia ser diferente. Destaque para o uso dos cartões de débito online e dos pré-pagos em geral, que contribuem com a inclusão digital de muitos consumidores brasileiros. Dados da Visa mostram que, de março a junho, primeiros meses do período de isolamento social, o uso dos cartões de débito Visa nas transações online aumentou em 9% no Brasil. Já as transações com pré-pagos Visa têm crescido 30% ao mês no comércio eletrônico entre março e junho.

"Acredito que o uso do débito online e dos pré-pagos ampliarão a inclusão digital de mais consumidores, especialmente entre os que não possuem acesso aos cartões de crédito. Com a migração de muitas empresas e consumidores para o e-commerce, a indústria de pagamentos tem trabalhado para disponibilizar soluções e formas modernas de pagamento, que dão autonomia aos clientes escolherem como preferem pagar ou ser pagos," comenta Percival Jatobá, VP de Soluções da Visa do Brasil.

A popularização do débito e do pré-pago no mundo online tem sido crucial graças a atualização do protocolo de autenticação de transações, o chamado 3DS 2.0, responsável por impulsionar essas transações com mais segurança como método de pagamento no varejo online. A atualização do protocolo tem estabelecido um fluxo de comunicação e troca de informações entre a indústria de pagamentos e estabelecimentos comerciais para aprovação das transações com mais assertividade, o que contribui para a redução de fraudes, melhor experiência de compra por parte do consumidor e, consequentemente, maior conversão de vendas para o e-commerce. As modalidades têm sido implementadas principalmente em empresas digitais que buscam uma usabilidade sem interrupções, ticket médio baixo e recorrência, como os aplicativos e serviços digitais de streaming e de transporte compartilhado.

O uso dos pré-pagos tem se mostrado mais presente no dia a dia dos consumidores brasileiros, indo além das compras online. Ainda segundo dados da VisaNet, é possível ver um crescimento de mais de 20% no número de transações com cartão pré-pago em estabelecimentos físicos desde março até junho. Além disso, é possível ver um movimento em busca de experiências de pagamentos mais limpas. Ainda entre março e junho, as transações pré-pagas realizadas por aproximação com Visa também foram aceleradas, houve um crescimento em média de 45% ao mês.


Matéria: In Press
Imagem: Creative Commons
 
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.