Coty Brasil encerra produção das marcas Niasi Professional, Wella ProSeries, Juvena, Biorene, Denorex, Summer e Zene

Empresa francesa de cosméticos enxuga portfólio, buscando rentabilizar suas marcas de maior destaque no mercado brasileiro.


A divisão brasileira da fabricante francesa de cosméticos Coty, sem qualquer alarde, encerrou a produção de diversas linhas e marcas de seu portfólio de produtos, após uma profunda reestruturação global.

No Brasil, a renomada marca Niasi Professionals, muito utilizada em salões por todo país, foi descontinuada em detrimento as marcas internacionais operadas pela Coty, após a compra da Wella, então pertencente a Procter & Gamble, o que colocou em seu portfólio, as marcas como Wella Professionals e Sebastian.


No setor de consumo, o enxugamento foi ainda maior, onde icônicas marcas como Juvena, Biorene, Wella ProSeries, Denorex, Zene e Gel Summer deram adeus ao mercado brasileiro, após anos de sucesso e tradição. A retirada das marcas Juvena e Biorene ocorreram devido as mesmas concorrerem diretamente com a marca carro-chefe da Coty, a Monange, que após revitalização e melhorias significativas na qualidade de seus produtos, hoje se situa no top cinco da categoria, concorrendo com igualdade de forças com marcas de sucesso como Seda e Palmolive.


Já o encerramento da marcas Wella ProSeries ocorreu pelo acordo comercial com a P&G, após compra da Wella, visando não concorrência com a marca Pantene que seguiu no portfólio da americana.


O encerramento de Denorex se deu pela caducidade do acordo com o titular da marca a nível global, bem como pela reduzida participação de mercado que a marca possuia recentemente, o que não motivou novos investimentos para expansão da mesma.


Por fim, a linha de géis fixadores Summer foi encerrada por competir diretamente com outras duas marcas da Coty, a Nylooks e a Bozzano, lembrando que o segmento está em decadência, devido a migração do público para o uso de pomadas e outros métodos de fixação capilar.

A marca de alisadores e permanentes Zene foi outra retirada de circulação, mas ao final de 2019, sem apostarem em um substituto direto, por desinteresse comercial da fabricante, haja vista os recentes movimentos em prol da manutenção e valorização dos cachos e crespos, bem como o incentivo ao uso de produtos menos agressivos ao couro cabeludo.


Estás sentindo falta de alguma destas marcas? As marcas que a Coty Brasil ofertou no lugar destas, supriram suas necessidades? Conte abaixo nos comentários!



Matéria: Dimithri Vargas
Imagens: Divulgação


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