"Falsa" maionese toma conta das prateleiras no Brasil

Molho a base de gomas e aditivos, com baixo teor de gorduras e quase nada de ovos toma conta das prateleiras, devido a resolução falha da Anvisa.

Não é surpresa pra ninguém a queda geral na qualidade, sabor e nutritividade dos alimentos brasileiros, graças a resoluções permissivas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que de forma vaga, não define padrões de qualidade aos produtos, especialmente a resolução de 2005, que definiu maionese de um jeito um tanto quanto genérico e benéfico aos fabricantes.

A surpresa da vez são as falsas maioneses, que passaram a figurar como se fossem legítimas maioneses, mas na verdade se tratam de um engodo, sendo um molho emulsionado a base de gomas, amidos e aditivos, com baixíssimo teor de gorduras e quase nada de ovos, apresentando baixo valor nutricional, com poucas calorias, muito carboidrato, quase nada de proteínas e outros nutrientes.

Conhecidos como Molho Leve (Salsa Ligeresa) no Uruguai, Espanha, Portugal e Chile, países que estabelecem padrões mínimos de qualidade para um produto se definir maionese, esses molhos cremosos que se dizem maionese no Brasil, se apresentam como opções mais saudáveis, quando na verdade são repletos de aditivos químicos sem qualquer valor nutricional, que podem prejudicar a saúde.

E não estou falando apenas de marcas pouco conhecidas ou de segunda linha, mas sim, de uma situação que ocorre em marcas renomadas, como Hellmann's, Arisco, Quero, Liza, Soya, Salada, Oderich e etc, que em suas versões regulares, tradicionais e light, não ofertam uma maionese real, mesmo se dizendo "tipo caseira", como poderás observar abaixo:


Hellmann's

A que se diz "verdadeira maionese", na verdade, não é uma verdadeira maionese, como assim o é em países exigentes, como Portugal, onde tem 80 Kcal por colher de sopa de 12g. No Brasil, a Hellmann's Tradicional possui apenas 37 Kcal, e 30,9% de gorduras, enquanto a verdadeira maionese comercializada em Portugal, possui 66% de gorduras e 73 kcal a cada 12g.

Fórmula portuguesa da Hellmann's.


No Brasil, o site da Hellmann's sequer é claro sobre a fórmula da maionese tradicional, ou mesmo sobre valor nutricional e etc, tendo sido necessário procurar o site da rede de supermercados Pão de Açúcar, que mostra a gritante diferença.


Liza Receita Tipo Caseira

Esta era uma legítima maionese, mas hoje, foge totalmente do padrão de qualidade de outrora, seguindo linha de qualidade muito abaixo da Hellmann's Tradicional, com apenas 21 kcal por colher de sopa e míseros 14,16% de gorduras, como podes observar abaixo: 

Fórmula anterior apresentava uma maionese de verdade.

Na nova fórmula, o site da marca inclusive oculta a fórmula atual. Nos mercados, ainda se encontra uma versão intermediária, com 37 kcal por colher e 30,9% de gorduras.


Hemmer Tradicional

A clássica marca catarinense não escapou do empobrecimento nutricional e queda de qualidade. Tinha 59 kcal e 50,15% de gorduras, e hoje tem 37 kcal e 30,91% de gorduras.



Marcas como Arisco, Quero, Soya, Oderich, Vigor, Predilecta, Fugini, Dajuda, Bonare, Primor e Salada apresentam maioneses com valores nutricionais entre 17 kcal e 28 kcal apenas, e menos de 25% de gorduras, além de uma série de aditivos, para tentar disfarçar a baixa qualidade das falsas maioneses ofertada pelas marcas.

As marcas não fazem isto por pensar na saúde ou bem-estar de seus consumidores, mas sim, por corte de custos e maximização dos lucros, em especial agora em que óleos vegetais sofreram aumentos de preços. 


Maionese de Verdade?
---------------------
Descubra as verdadeiras maioneses a venda no Brasil

Tem salvação? Sim!

Ainda existem maioneses de qualidade no Brasil, mas são poucas e caras opções: 


Maionese Estrela

Sem amidos, sem vinagre (apenas suco de limão), é uma maionese fantástica, deliciosa, com 83 kcal por colher de sopa e 76% de gorduras. É um sabor surpreendente.


Maionese Heinz Tradicional

Sem amidos ou gomas, e muito sabor, a Maionese Heinz Tradicional tem 80 kcal por 12g e 75% de gorduras, correspondendo a uma legítima e verdadeira maionese.


Maionese Hemmer Premium

Apesar de conter goma xantana, é livre de amidos, tem 75% de gorduras e 80 Kcal, com muito sabor e qualidade. Ainda é ofertada em potes de vidro.


Maionese Oderich Caseira

Apesar de ter amido, é uma maionese saborosa, com 69 kcal e 62,5% de gorduras, cumprindo com um propósito, ainda que seja inferior as demais citadas.

Embora ainda tenha qualidade superior a média do mercado, a maionese Oderich Caseira teve alteração de fórmula, deixando de ser uma legítima maionese. Saiba mais em https://www.ouni.com.br/2022/11/mudanca-de-formula-nova-maionese.html.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagens: Divulgação
- Reeditada e atualizada em 15/04/2023 ás 19:15, para incluir novas informações relevantes. 
  
   
   
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.