Devido a projeto piloto, empresa de ônibus de Porto Alegre adquire ônibus sem ar condicionado

Com aval da Prefeitura, empresa pertencente ao consórcio Mais recebeu três veículos sem o equipamento obrigatório previsto na licitação de 2015.


Nesta semana, a empresa Sudeste Transportes Coletivos, associada ao consórcio Mais, que opera linhas de ônibus na zona leste da capital gaúcha recebeu três novos veículos para a sua operação na linha 344 Santa Maria. O que era pra ser uma grande notícia e uma boa surpresa para a população em geral, virou decepção, ao se constatar que os novos veículos 3349, 3350, 3351, além de encurtados, são veículos sem ar condicionado, em desacordo com o previsto no contrato firmado após licitação de 2015. Todos os veículos são montados com a carroceria Caio Apache Vip 5, sob chassi Mercedes-Benz 1721 Bluetec, ambas fabricadas em 2022, ou seja, produtos de última geração, o que não dava para entender a opção por não equipar com o sistema de climatização, o que se explica pelo projeto.



Aquisição teve aval da Prefeitura


Nossa equipe entrou em contato com a Prefeitura de Porto Alegre para entender o ocorrido, e esta foi a nota enviada pela Secretaria de Mobilidade Urbana:

"A Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), autorizou a empresa Sudeste, mediante um projeto piloto, a adquirir três carros com insufladores para a realização de testes. O insuflador reduz o tempo de renovação do ar no interior do espaço confinado, proporcionando maior conforto térmico. A equipe técnica da EPTC irá avaliar a eficiência dos carros com essa tecnologia e os resultados irão balizar futuros estudos de alteração junto ao legislativo. Um dos pontos principais que serão analisados será o conforto térmico dos usuários. Cabe ressaltar que todos os veículos novos, antes de ingressarem na frota, precisam passar por aprovação da prefeitura. Eles são vistoriados e, só após a liberação do poder público, estão aptos a ingressar na frota." - informou a nota.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Julio Cesar Silva (via Ônibus Brasil)
Matéria atualizada ás 18:45 do dia 30/06/2022, com a nota oficial da Prefeitura de Porto Alegre 
Título alterado ás 19:00 do dia 30/06/2022 para melhor esclarecimento dos fatos.
   


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.