Lula anuncia Lewandowski para o Ministério da Justiça e Segurança Pública

Ex-ministro do STF aceita o convite do presidente e substitui Flávio Dino, que vai para a Corte Suprema.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) convidou o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski para assumir o Ministério da Justiça e Segurança Pública. Lewandowski aceitou o convite e foi anunciado oficialmente nesta quinta-feira (11) como o novo chefe da pasta federal, no lugar de Flávio Dino, que sairá do governo para ocupar uma vaga no STF.

Lewandowski se reuniu com Lula e Dino na noite de quarta (10), no Palácio da Alvorada, para acertar os detalhes da transição. No dia de hoje, tiveram uma reunião ás 11h da manhã, juntamente com o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública Flávio Dino, que anteriormente foi nomeado por Lula para o Supremo Tribunal Federal. Lula e Lewandowski já haviam se encontrado na última segunda (8), sem constar na agenda oficial do atual mandatário da república.

Lewandowski se aposentou do STF em abril de 2023, um mês antes de completar 75 anos, a idade limite para permanecer na Corte. Ele foi indicado para o Supremo no segundo mandato de Lula, em março de 2006. Ele também foi presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entre 2010 e 2012 e do STF entre 2014 e 2016.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Marcelo Camargo (Agência Brasil)


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.