Carrefour Brasil fechará todas as 95 lojas da rede Todo Dia e demitirá cerca de mil funcionários

Decisão faz parte de uma estratégia de reestruturação e otimização dos negócios da empresa.


O Carrefour Brasil, uma das maiores redes de varejo do país, anunciou o fechamento de 95 lojas da bandeira Todo Dia, que atua no segmento de preços baixos. A medida afetará mais de mil colaboradores, que serão dispensados ou realocados em outras unidades da empresa. A decisão foi comunicada aos funcionários na última semana e deve ser concluída até o final de janeiro.

Segundo a empresa, o fechamento das lojas da rede Todo Dia faz parte de uma estratégia de reestruturação e otimização dos negócios da empresa, que visa focar em mercados mais rentáveis e reduzir custos. A empresa informou que as lojas da rede Todo Dia não estavam apresentando os resultados esperados e que a rentabilidade estava abaixo do esperado.

O grupo francês ainda avalia quais pontos comerciais poderão ser aproveitados pela bandeira Atacadão, mas não informou nenhuma previsão sobre o números de lojas que podem ser rabertas futuramente, nem quando.

O Carrefour Brasil adquiriu a rede Todo Dia em 2021, junto com o Grupo Big, que pertencia à rede norte-americana Walmart. A operação teve aprovação do Conselho Administrativo de Defesa da Concorrência (Cade) em 2022, mas demandou a venda de 14 unidades para evitar a concentração de mercado. A rede Todo Dia, que contava com aproximadamente 150 unidades, passou a ter menos de 100 estabelecimentos em todo o país.

O Carrefour Brasil afirmou que não pretende deixar o Brasil, onde também é proprietário dos atacarejos com a bandeira Atacadão, os mercados de proximidade Express, e do clube de compras Sam’s Club. A empresa disse que está trabalhará para realocar o máximo possível de funcionários em outras unidades da rede e que oferecerá um suporte adequado para os colaboradores afetados.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Divulgação


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.