Lula provoca crise com o MDB ao atrair Marta Suplicy para o PT

Ex-prefeita de São Paulo deixa o partido e a secretaria municipal para ser vice de Boulos e enfrentar seu antigo aliado Ricardo Nunes.


O presidente Lula causou uma insatisfação no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) ao convidar a ex-prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, para se filiar ao Partido dos Trabalhadores (PT). O presidente do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), acusou Lula de ser incoerente com seu discurso de estadista e de rompimento da polarização, já que contou com o apoio do MDB no segundo turno da eleição presidencial.

Rossi também reclamou da forma como Lula negociou com Marta, que era secretária de Relações Internacionais na Prefeitura de São Paulo, comandada por Ricardo Nunes, do MDB. Nunes é candidato à reeleição e esperava contar com o apoio de Marta e do governo federal, que tem ministros do MDB, como Simone Tebet, no Planejamento.

Marta, porém, aceitou o convite de Lula e deixou o MDB e a Prefeitura para se candidatar a vice-prefeita na chapa de Guilherme Boulos, do PSOL. Ela vai disputar a eleição municipal contra seu ex-chefe e ex-partido, que devem buscar o apoio da direita política.



Matéria: Dimithri Vargas
Imagem: Ana Nascimento (Agência Brasil) - Ilustrativa datada de 15/04/2004


As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.