Gigante do Agro Freia: Gees S/A suspende parte da frota em meio à crise no país

Crise econômica no país e queda dos preços internacionais dos grãos levam empresa a parar grande parte dos caminhões.


A Gees S/A, antiga "Risa", um dos maiores nomes do agronegócio brasileiro, com sede em Balsas (MA), anunciou neste domingo (18) a suspensão de parte de sua frota de caminhões. A medida, que afeta mais de 600 motoristas e deixará mais de 400 veículos, visa evitar prejuízos maiores em um cenário desafiador para o setor.

Em comunicado oficial, a empresa destacou os seguintes fatores que influenciaram a decisão:

Alto custo de produção: A Gees S/A enfrenta um cenário de custos de produção elevados, pressionando a margem de lucro.

Baixa produtividade da safra: A safra atual não atingiu o nível de produtividade esperado, impactando negativamente o resultado financeiro.

Queda dos preços internacionais dos grãos: O mercado internacional de grãos vive uma queda de preços, reduzindo a receita das empresas do setor.

A suspensão da frota leva à desmobilização de centenas de motoristas, que se veem sem trabalho neste momento.


Incerteza no setor agropecuário

A medida da Gees S/A é um sinal preocupante para o agronegócio brasileiro, evidenciando as dificuldades que o setor enfrenta.

A empresa não divulgou por quanto tempo a frota ficará paralisada. A retomada das atividades dependerá da melhora das condições do mercado. A Gees S/A reitera seu compromisso com o agronegócio brasileiro e espera que o cenário econômico se normalize em breve.

Em entrevista à imprensa, Anderson Gorgen, filho do fundador do grupo "Risa", um dos acionistas da Gees S/A, destacou a gravidade da situação:

"Estamos vivendo um momento muito difícil para o agronegócio brasileiro. A alta dos custos de produção, a baixa produtividade e a queda dos preços internacionais dos grãos estão colocando em risco a sustentabilidade do setor. A decisão de paralisar parte da frota foi tomada para evitar prejuízos maiores e preservar a saúde financeira da empresa. Esperamos que o governo tome medidas para ajudar o setor a superar este momento crítico."


Vídeos mostram a desmobilização dos motoristas e frota



Um vídeo que circula nas redes sociais mostra centenas de motoristas deixando os caminhões parados no pátio da empresa, na região Sul do Maranhão. A cena é um retrato da dura realidade que o setor agropecuário brasileiro enfrenta neste momento.

A suspensão da frota da Gees S/A é um sinal preocupante para o agronegócio brasileiro e evidencia as dificuldades que o setor enfrenta. A empresa espera que o cenário econômico se normalize em breve, mas o futuro do setor ainda é incerto.


Matéria: Dimithri Vargas
Imagens: Redes Sociais
   
As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.