Geely Group absorve operações da Livan e da Zeekr, marca Link & Co é encerrada
Plano One Geely do conglomerado chinês busca simplificar suas operações automotivas, formando um grande grupo a nível global
O Grupo Geely acaba de dar mais um passo no processo de unificação e simplificação de suas operações automotivas, visando a construção de um novo e hegemônico conglomerado global automotivo. Para tal, avançou a segunda etapa do Plano One Geely, onde as operações das marcas premium Zeekr e Link & Co foram unificadas em uma só marca, a Zeekr, agora sob a responsabilidade direta do Geely Group, seguindo o processo iniciado em fevereiro quando a Ruilan Auto, detentora da marca Livan, sucessora da extinta Lifan, e desde então uma empresa separadamente controlada pelo Grupo Geely, passou a ser a nova marca de baixo custo do Grupo Geely, após integração, absorvendo definitivamente as operações das marcas Maple, Ruilan, Englon e Xingyue. Recentemente a marca Geely absorveu as marcas Riddara e Emgrand, assim como a marca Galaxy absorveu a marca Yizhen.
Com a unificação das operações, o Grupo Geely passa a deter as marcas Geely, Galaxy, Zeekr e Livan, enquanto a Geely Holdings, seu controlador, segue mantendo separadamente (por hora) as operações da Volvo Cars Group (Volvo e Smart), Polestar e Lotus (Proton e Lotus), além da Horse - joint venture com o Grupo Renault.
"A unificação é algo que é preciso fazer agora. O tempo não espera por ninguém e o mercado não nos dará margem para erros." - afirmou Gui Shengyue, Executivo do Geely Group.
Li Donghui, CEO do Geely Holding Group, e Diretor Executivo da Geely Automobile Holdings Co., Ltd., acrescentou: "Coordenaremos ao máximo o trabalho de middle e back-end, enquanto cada nova grande marca atenderá seus próprios grupos de clientes e realizará o design de seus produtos separadamente. O foco da unificação é na redução das despesas de gestão e de marketing."
Com o processo de simplificação e unificação, oito marcas da Geely Holdings deixaram de existir no mercado global, e suas linhas mais rentáveis passaram a fortalecer marcas mais consolidadas da holding.
Essa operação de extinção, unificação e simplificação de marcas está avançando entre todos os grupos automotivos chineses, que buscam formar novos grandes players no cenário internacional.