Ações de fabricantes de chips de memória recuam com temor de excesso de oferta
Concorrência chinesa e projeções de desaceleração no setor de IA pressionam papéis de SK Hynix, Samsung e Micron.
As ações das principais fabricantes globais de chips de memória registraram quedas acentuadas nos últimos cinco dias, refletindo a turbulência nos mercados acionários e preocupações com a concorrência chinesa. A SK Hynix recuou 26%, a Samsung teve baixa de 22% e a Micron perdeu cerca de 11% de seu valor de mercado no período.
A pressão sobre o setor intensificou-se após a chinesa ChangXin Memory Technologies (CXMT) anunciar planos de lançar um produto de memória para servidores com nova arquitetura de alta densidade. Embora analistas como Ben Barringer, da Quilter Cheviot, questionem a capacidade da empresa em escalar a produção devido a desafios no rendimento de fabricação, o mercado reagiu com cautela ao risco de perda de participação das líderes tradicionais.
“Não achamos que isso vá alterar a equação de oferta e demanda”, afirmou Kevin Cassidy, analista sênior da Rosenblatt Securities.
Adicionalmente, investidores monitoram alertas sobre uma possível desaceleração no boom de inteligência artificial. Projeções citadas pelo Maeil Business Newspaper sugerem que o mercado de memória pode enfrentar um excesso de oferta em 2029, levando o setor a uma possível recessão em 2030. Em contrapartida, a Counterpoint Research projeta uma queda de 23% no preço da DRAM em 2028 na comparação com 2027, ressaltando que o setor opera sob uma nova normalidade com contratos de longo prazo.
Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.
Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.
Link permanente desta matéria: https://www.ouni.com.br/2026/10/acoes-de-fabricantes-de-chips-de.html
Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.


