EUA terão execução pública por fuzilamento em dezembro, anuncia secretário de Defesa

Pena de morte do autor do massacre de Fort Hood foi autorizada por Donald Trump e será a primeira execução pública no país em 90 anos.

Imagem da notícia
Imagem: Bell County Sheriff's Office - Reuters

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Pete Hegseth, anunciou nesta quinta-feira (8) que a execução de Nidal Hasan, marcada para o dia 3 de dezembro, será aberta ao público e executada por um pelotão de fuzilamento. Hasan foi condenado à morte após assassinar 13 pessoas e ferir dezenas em um ataque a tiros na base militar de Fort Hood, no Texas, ocorrido em 2009. A autorização oficial para a aplicação da pena capital foi concedida pelo presidente Donald Trump e confirmada nesta semana pelo porta-voz do Pentágono, Sean Parnell.

Em entrevista à emissora Real America's Voice, Hegseth declarou que o Exército norte-americano garantirá o acesso da população ao procedimento para demonstrar que atos criminosos dessa magnitude têm punições severas no país. O Pentágono ainda avalia os detalhes operacionais sobre a presença física de espectadores no local ou se a transmissão será realizada por meio da televisão e da internet. Ao ser questionado se o condenado havia feito algum pedido final ou solicitado contato direto com o governo federal, o secretário foi enfático.

“Não me importa. Vamos vê-lo em 3 de dezembro.”

O cumprimento da sentença marcará o primeiro fuzilamento pelas Forças Armadas dos Estados Unidos desde 1945, quando o soldado Eddie Slovik foi executado por deserção durante a Segunda Guerra Mundial. No âmbito geral da Justiça militar norte-americana, a última execução registrada ocorreu em 1961, com o enforcamento de John A. Bennett no Kansas. Além disso, a aplicação da pena de Hasan se tornará a primeira execução pública realizada nos Estados Unidos desde 1936, quando Rainey Bethea foi enforcado perante uma multidão no estado de Kentucky.

Marcadores: Mundo, Estados Unidos, Pena de Morte, Donald Trump, Pete Hegseth

Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.

Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.

Link permanente desta matéria: https://www.ouni.com.br/2026/10/eua-terao-execucao-publica-por.html

Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.