Imprensa internacional destaca tom agressivo e falta de propostas em debate entre Lula e Flávio

Veículos estrangeiros classificaram o embate como caótico, marcado por acusações mútuas de corrupção e ausência de discussão programática.

Imagem da notícia
Imagem: Reprodução - InfoMoney

O primeiro debate entre o presidente Lula (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL), realizado na noite do último domingo (18) pela Band, foi alvo de críticas da imprensa internacional. Jornais como o espanhol El País e o francês Le Monde descreveram o encontro como um embate de alta tensão, focado em provocações e acusações de corrupção, com escassa apresentação de propostas concretas para o país.

O El País destacou o contraste entre um Lula tecnocrata e um Flávio Bolsonaro provocador, apontando que o senador buscou desestabilizar o presidente, enquanto o petista tentou associar o adversário ao crime organizado. Já o Le Monde classificou o evento como caótico, citando momentos em que os candidatos trocaram ofensas e acusações de mentira, além de episódios em que o presidente solicitou que os eleitores checassem informações via Google.

“Mais do que um confronto de ideias, foi uma troca de acusações mútuas, golpes baixos e provocações, na qual ambos apostaram na mesma estratégia: aumentar a rejeição ao adversário”, avaliou o jornal argentino La Nación.

Na Argentina, o jornal Clarín observou que Lula tentou atrelar o projeto político de Flávio Bolsonaro aos interesses dos Estados Unidos e comparou a política de cortes de gastos do candidato do PL à gestão do presidente argentino Javier Milei. O debate ocorre em um cenário de campanha acirrada, enquanto o TSE mantém pressão sobre a Meta para o cumprimento de decisões judiciais relacionadas a restrições de conteúdos eleitorais, sob ameaça de multa diária de R$ 1 milhão.

Marcadores: Mundo, Eleições 2026, Lula, Flávio Bolsonaro, Debate

Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.

Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.

Link permanente desta matéria: https://www.ouni.com.br/2026/10/imprensa-internacional-destaca-tom.html

Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.