Recuperação da ERS-640 avança e atinge 40 quilômetros de pista restaurada

Obra que liga São Vicente do Sul a Rosário do Sul conta com investimento de R$ 106,9 milhões e previsão de conclusão até o fim do ano.

Imagem da notícia
Imagem: Reprodução - Jornal O Sul

A restauração da ERS-640, rodovia estratégica que conecta a região Central à Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, atingiu a marca de 40 quilômetros de pista recuperada. Os serviços, executados pela Secretaria de Logística e Transportes (Selt) e pelo Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), abrangem um trecho total de 64,23 quilômetros, estendendo-se do entroncamento com a ERS-241, em São Vicente do Sul, até a interseção com a BR-290, em Rosário do Sul.

O projeto conta com um aporte de R$ 106,9 milhões, oriundos do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs). Atualmente, cinco equipes atuam simultaneamente no canteiro de obras, que já apresenta cerca de 90% dos serviços de drenagem concluídos. O cronograma de trabalho envolve a remoção do asfalto deteriorado, o reforço das camadas de base com pedra britada compactada e a aplicação de nova pavimentação asfáltica.

“Estamos falando de uma região em que a produção agropecuária tem um papel importante na geração de emprego e renda e depende de estradas em boas condições para chegar aos mercados”, afirmou o secretário de Logística e Transportes, Clóvis Magalhães.

Segundo o diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, a estratégia de atuação simultânea visa garantir a durabilidade da estrutura, prevenindo o acúmulo de água que compromete o pavimento. A expectativa das autoridades é concluir a obra até o final de 2026, dependendo das condições climáticas. A etapa final do projeto incluirá a sinalização horizontal, instalação de placas e a limpeza geral dos trechos restaurados.

Marcadores: Carros, ERS-640, Infraestrutura, Rio Grande do Sul, Daer

Aviso: Este conteúdo foi gerado com auxílio de inteligência artificial de forma automatizada e eventualmente poderá apresentar algum tipo de inconsistência ou erro.

Trata-se de uma programação experimental de Inteligência Artificial que gera conteúdo através de fontes livres e fidedignas, mas eventualmente falhas poderão ocorrer. Caso o conteúdo encontrado contenha material autoral não autorizado ou de uso comercial na republicação, nos sinalize para a remoção.

Link permanente desta matéria: https://www.ouni.com.br/2026/10/recuperacao-da-ers-640-avanca-e-atinge.html

Encontrou um erro ou material não autorizado? Informe-nos aqui.

As matérias apresentadas abaixo são fornecidas por DINO - Divulgador de Notícias.