Boletim COVID-19: Últimas Notícias sobre a pandemia de Corona Vírus


Acompanhe as últimas notícias sobre a evolução da pandemia de Corona Vírus no Brasil e no Mundo, com um resumo dos principais acontecimentos.

- Atualização: 08/05/2020 -
Com informações de Ouni, Bing COVID, Climatempo e Agência Brasil.

 | 


 CASOS EM TEMPO REAL 


 NOTÍCIAS 

18/05 12:10 - Brasil ultrapassa 240.000 contaminados pelo COVID-19, dos quais mais de 94.000 já estão curados

Casos ativos correspondem a pouco mais de 54% do total. Mesmo com sub-notificação de casos recuperados, cerca de 40% dos que contraíram COVID-19 já estão livres da doença. Taxa de letalidade reduz sensivelmente, estando em 6,7%, amplamente concentrada em pessoas dos grupos de risco.


15/05 18:00 - Nelson Teich pede demissão do Ministério da Saúde. General Eduardo Pazuello assume interinamente

Pouco menos de um mês após sua chegada ao Ministério, Nelson Teich pede exoneração de seu cargo, após reunião com o Presidente da República Jair Bolsonaro.
Em coletiva de despedida, Teich agradeceu ao presidente Bolsonaro pela oportunidade e a toda equipe do ministério e do SUS, manifestando que deixou o caminho pavimentado para o futuro novo Ministro titular. Saiba mais...


08/05 12:10 - Brasil se aproxima de 140.000 contaminados pelo COVID-19, dos quais mais de 55.000 já estão curados

Casos ativos correspondem a pouco mais de 50% do total. Mesmo com sub-notificação de casos recuperados, cerca de 40% dos que contraíram COVID-19 já estão livres da doença. Taxa de letalidade está em 6,8%, amplamente concentrada em pessoas dos grupos de risco.


24/04 13:00 - Brasil ultrapassa 50.000 contaminados pelo COVID-19, dos quais mais de 25.000 já estão curados

Mais de 50% dos brasileiros que adquiriram COVID-19 já estão curados, conforme dados divulgados pelo novo Ministro da Saúde, Nelson Teich.


22/04 20:00 - Estudo francês sugere que a nicotina pode prevenir a COVID-19

Realizado com mais de 400 voluntários, o estudo sugere que a Nicotina quando presente no organismo, pode impedir que o vírus atinja as células do corpo, evitando sua propagação. Está em análise a hipótese de aplicar adesivos de nicotina, similares aos usados no combate do tabagismo, em profissionais da saúde, como medida preventiva.


16/04 15:00 - Nelson Teich é o novo Ministério da Saúde

De perfil absolutamente técnico e não político, o oncologista Nelson Teich é empossado novo Ministro da Saúde, em cerimônia oficial, com a presença do Presidente Jair Bolsonaro.


16/04 15:00 - Nelson Mandetta é demitido do Ministério da Saúde

Por falta de sintonia com as pautas da nação, e alguns equívocos durante sua gestão do Ministério da Saúde, Mandetta (DEM) foi demitido pelo presidente Bolsonaro.


16/04 13:00 - Auxílio emergencial: governo apoia aumento de trabalhadores atendidos

O Projeto de Lei 873/20 deve ser votado hoje (16) no plenário da Câmara dos Deputados. O impacto do acréscimo no número de beneficiários será de R$ 10 bilhões. A medida visa reduzir os efeitos do novo coronavírus na economia brasileira.


15/04 16:00 - Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) anuncia início de testes em pacientes com medicamento que apresentou 94% de eficiência contra o COVID-19

De acordo com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Marcos Pontes, os testes serão feitos em 500 pacientes internados com covid-19, em sete hospitais do país: cinco no Rio de Janeiro, um em São Paulo e um em Brasília. O nome do medicamento só será divulgado após o fim do protocolo de pesquisa clínica, até que seja demonstrada a sua eficácia e segurança em pacientes, “para evitar uma correria em torno do medicamento”.


07/04 20:00 - Governo Federal libera uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina para casos menos graves

Com aval do Presidente Bolsonaro, com base nos resultados apresentados em vários países do mundo, e no Brasil, o Governo Federal, juntamente com sua equipe de saúde, liberou o uso dos derivados da Cloroquina para casos iniciais ou menos graves, afins de conter rapidamente a disseminação da doença, com a diminuição do período de contágio.


07/04 13:45 - Curva de contágio do Corona Vírus no Brasil começa a dar sinais de estabilização

O número de contágios por COVID-19 no Brasil, enfim começa a dar sinais de que está parando de aumentar. Desde o dia 5/4, o número de casos confirmados ao dia está menor que 1.000 pacientes, onde no dia 5 tivemos apenas 936 novos casos, e no dia 6, 942 casos.


06/04 18:00 - Premiê do Reino Unido, Boris Johnson é internado em CTI, devido a piora do quadro de saúde em decorrência do COVID-19

"Desde domingo à noite, o primeiro-ministro está sob os cuidados de médicos do Hospital St Thomas, em Londres, depois de ser internado com sintomas persistentes de coronavírus", disse a residência oficial de Downing Street.

"Ao longo desta tarde, a condição do primeiro-ministro piorou e, a conselho de sua equipe médica, ele foi transferido para a unidade de terapia intensiva do hospital."

"O primeiro-ministro pediu ao secretário de Relações Exteriores, Dominic Raab, que é o primeiro secretário de Estado, que o substitua sempre que necessário."


06/04 09:20 - Gabinete de crise alemão recomenda quarentena de duas semanas para viajantes.

Alemães, cidadãos da União Europeia (UE) e estrangeiros residentes na Alemanha devem futuramente ficar em quarentena em casa durante duas semanas ao retornarem do exterior para o país, recomendou o gabinete de crise do governo federal para o coronavírus. Os 16 estados alemães ainda precisam aprovar a sugestão. O ministro do Interior do país, Horst Seehofer, sugeriu que a regra seja acordada com os governos estaduais e entre em vigor em 10 de abril. Segundo um porta-voz do Ministério do Interior, viagens de outros países para a Alemanha só são permitidas no momento em casos específicos.


06/04 08:40 - Hospital de campanha do Pacaembu começa a receber pacientes

O hospital de campanha instalado no Estádio do Pacaembu pela prefeitura de São Paulo começa a receber pacientes de covid-19 nesta segunda-feira. O hospital receberá exclusivamente pacientes transferidos da rede municipal de saúde cujo resultado para a infecção de coronavírus foi positivo. O local funcionará de portas fechadas, e quem tiver sintomas da doença respiratória covid-19 não deve procurar atendimento no Pacaembu.

A tenda de 6,3 mil metros quadrados foi erguida em dez dias. Há 200 leitos disponíveis para pacientes de baixa ou média complexidade diagnosticados com o coronavírus. Cada doente deverá ser internado durante 14 dias. Se o caso ficar mais grave, será encaminhado a hospitais de referência. Outro hospital de campanha está sendo construído na cidade, no Centro de Convenções do Anhembi. A cidade de São Paulo tem o maior número de pessoas infectadas pelo coronavírus no estado, que concentra o maior número de casos do Brasil e 275 mortes contabilizadas até este domingo.


06/04 08:15 - Número de mortes na Espanha cai pelo quarto dia seguido

As fatalidades decorrentes de infecções pelo coronavírus Sars-Cov-2, causador da doença respiratória covid-19, aumentaram em 637 de domingo para segunda-feira na Espanha, segundo informações do Ministério da Saúde do país. Foi o quarto dia consecutivo de queda e a menor taxa de mortes em 13 dias. Autoridades alertaram, porém, que pode haver distorções na contabilização das mortes por um registro mais lento dos casos no fim de semana.

Segundo a Universidade Johns Hopkins, a Espanha tem pouco mais de 13 mil fatalidades registradas relacionadas com o coronavírus. É o segundo país com mais óbitos no mundo, atrás da Itália, com 15,8 mil, e o segundo em número de infecções, com cerca de 135.000. A Espanha também reportou nesta segunda o menor número diário de novas infecções em duas semanas: 4.273.


06/04 08:10 - Hospitais estão relatando que o ritmo de chegada de pacientes a unidades de emergência está desacelerando.

Imitando a abordagem da "Arca de Noé" usada na China e em outros países asiáticos, o governo está fazendo uma lista de centros de eventos, hotéis e centros esportivos onde pacientes com testes positivos para o coronavírus, mas sem sintomas, poderiam ser isolados para evitar contagiar familiares.


06/04 07:20 - Áustria anuncia que vai afrouxar medidas restritivas após a Páscoa

O governo austríaco anunciou nesta segunda-feira que vai começar a afrouxar as medidas restritivas impostas para conter o avanço da pandemia de coronavírus no país depois do fim de semana de Páscoa (12/04). O chanceler federal Sebastian Kurz afirmou que o transporte público, pequenos comércios, assim como lojas de construção e jardinagem, poderão reabrir suas portas no dia 14/04, sob a condição de cumprirem severos padrões de higiene.

O ministro da Saúde austríaco, Rudolf Anschober, disse que a reabertura gradual da economia aconteceria paralelamente à obrigatoriedade de se usar máscaras faciais em supermercados, no transporte público e em lojas do país. O governo reiterou que xales, por exemplo, também podem ser usados em vez de máscaras. O importante é que a proteção cubra o nariz e a boca.


06/04 07:00 - Menos mortes por coronavírus na Europa sinalizam que o pico da doença já está sendo atingido

Nos últimos dias, Itália, França e Espanha vêm mostrando desaceleração no número de mortes em decorrência da covid-19, trazendo esperança de que o ponto alto de contágio da doença já tenha sido atingido


06/04 06:00 - Tigre contrai coronavírus em Nova York

Uma tigresa-malaia de quatro anos de idade que vive no Zoológico do Bronx, em Nova York, tornou-se o primeiro casos conhecido no mundo de um tigre a contrair o novo coronavírus. Também é o primeiro caso conhecido de um animal com o vírus nos Estados Unidos.

A tigresa começou a apresentar sintomas respiratórios em 27 de março. A suspeita é que um funcionário do zoológico - infectado com o vírus, mas assintomático - tenha transmitido o patógeno para o animal. O local está fechado para o público desde 16 de março. O zoológico enfatizou "não haver evidências de animais desempenhem um papel na transmissão da covid-19 para humanos, a não ser no ocorrido inicialmente no mercado de Wuhan, ou de que pessoas nos EUA tenham sido infectadas por animais, incluindo cachorros e gatos domésticos".

Outros casos de covid-19 em animais foram documentados pelo mundo. Na Bélgica, um gato doméstico testou positivo para o coronavírus, assim como dois cachorros em Hong Kong. Não foram reportadas mortes de animais em decorrência do vírus.


06/04 04:40 - Alemanha tem mais de 100 mil casos confirmados de coronavírus

O número de casos confirmados de infecção pelo coronavírus Sars-Cov-2 na Alemanha ultrapassou 100 mil, segundo contagem da Universidade Johns Hopkins, com sede em Baltimore, Estados Unidos. Esse patamar foi atingido na noite de domingo. Na manhã desta segunda-feira, o mapa interativo da universidade mostrava 100.123 casos registrados no país, o quarto com maior número de pacientes infectados. Segundo a Johns Hopkins, 1.584 pessoas morreram em decorrência da covid-19, doença causada pelo coronavírus, e 28.700 pessoas se recuperaram na Alemanha.

A Universidade Johns Hopkins usa um método de contagem diferente do Instituto Robert Koch (RKI), responsável pela prevenção e controle de doenças na Alemanha. Para atualizar os dados mais rapidamente, a universidade americana leva em conta relatos da mídia alemã com base em autoridades locais de saúde, antes que estes sejam incluídos na contagem do RKI.

Segundo o RKI, o número de pessoas infectadas pelo vírus no país é de 95.391, com um aumento de 3.677 casos em comparação com o dia anterior, e houve 1.434 mortes devido à covid-19.


Matérias de Ouni, Climatempo e Agência Brasil

Nenhum comentário